Histórico

    A proposta de criação do Curso Superior em Tecnologia em Eventos se fez na perspectiva de fortalecer e potencializar o contexto educacional, cultural, social e econômico da cidade de Santa Vitória do Palmar e região. O Campus de Santa Vitória do Palmar foi implantado no ano de 2010 dentro do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) e tem contribuído com o desenvolvimento regional a partir da oferta do ensino superior público, gratuito e de qualidade no extremo sul do país, fronteira com o Uruguai.

    A demanda de um Campus Universitário, de perfil público e federal, na região, insere-se dentro de uma necessidade para o enfrentamento histórico de crise e estagnação econômica que têm atingido a metade sul do Rio Grande do Sul nas últimas décadas. Desse modo, a partir de articulações e manifestações da comunidade local junto à Universidade Federal do Rio Grande, teve-se conhecimento da demanda por um Campus Universitário. Após um amplo debate apontou- se para a instalação de um Campus da FURG no município com a proposta de criação de um curso de Bacharelado em Turismo – que atendia, sobretudo, um potencial regional.

    A formatação da proposta de criação do curso de Tecnologia em Eventos nasce no ano de 2012, em articulação com a Coordenação de Curso do Bacharelado em Turismo Binacional, a Direção do Instituto de Ciências Humanas e da Informação – ICHI, e da Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD, quando sinalizaram no plano de estruturação e fortalecimento dos novos Campi. A construção da proposta do novo curso deu-se por meio do trabalho dos professores do Núcleo Docente Estruturante do curso de Bacharelado em Turismo Binacional, a qual foi levada pela PROGRAD ao MEC com a finalidade de liberação e aprovação do quadro docente necessário para o atendimento dos cursos.

    Neste contexto, cabe ressaltar, que a proposta de criação do curso de Tecnologia em Eventos esteve acompanhada, em projetos paralelos, da proposta de criação do Curso Bacharelado em Hotelaria, e da proposta de reestruturação curricular do curso de Bacharelado em Turismo Binacional com o objetivo de, assim formar um completo tripé de formação na área de Turismo e Hospitalidade: Turismo, Hotelaria e Eventos.

    O Curso Superior de Tecnologia em Eventos está vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) da Universidade Federal do Rio Grande – Campus Santa Vitória do Palmar, estando localizado no município de Santa Vitória do Palmar - RS, na divisa com o Uruguai. O curso foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração em 18 de outubro de 2013. O ingresso da primeira turma ocorreu no primeiro semestre letivo de 2014. O reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação deu-se em 2017, obtendo o conceito 3.

    No final de 2020 inicia-se um segundo processo de reestruturação realizada pela coordenação de curso e com o apoio da comunidade acadêmica - que por conta da pandêmia de CoronavÍrus (COVID-19) ocorrida a partir do mesmo periodo e que estende-se até o final de 2021 onde houve também a suspensão da atividades presenciais e implementação do ensino remoto até o inicio de 2022 - finaliza-se com a mudança do tempo de duração do curso, de 05 para 06 semestres (que resultou em novas disciplinas e um novo QSL), da extinção do estágio obrigatório e sua diluição na grade curricular do curso (no Laboratório de Práticas de Eventos), na implementação de disciplinas optativas e de formas de curricularização da extensão que deve ser proporcional a 10% da carga horária total do curso.

    No Campus de Santa Vitória do Palmar também são oferecidos os cursos de Bacharelado em Hotelaria, Bacharelado em Turismo, Comércio Exterior e Relações Internacionais. A infraestrutura contempla 12 salas de aula, Laboratório de Informática, Laboratório de Hotelaria, Laboratório de Turismo, Biblioteca Setorial de Turismo e Hospitalidade, Casa do Estudante, Centro de Convivência e Unidade de Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Além dos Laboratórios de Pesquisa e Planejamento em Eventos (LAPPE) e o Laboratório de Alimentos e Bebidas, ambos de responsabilidade do curso de Tecnologia em Eventos.

 

Objetivos


    O Curso Superior de Tecnologia em Eventos tem por objetivo proporcionar aos discentes uma formação que possibilite a construção de um perfil profissional estruturado na criticidade, criatividade, sociabilidade, sustentabilidade e ética no planejamento, gestão e organização de eventos no cenário mercadológico atual, conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.

 

    Objetivos Específicos:

  • Fomentar durante a formação do discente as habilidades conceituais, técnicas e humanas inerentes à atividade;
  • Suprir as demandas de um mercado ávido por profissionais capacitados para o planejamento, captação e gestão na área de eventos, que apresenta consideráveis taxas de expansão nos últimos tempos;
  • Formar profissionais capazes de colaborar para o planejamento e desenvolvimento do setor de tecnologia em eventos de forma sustentável, preservando e valorizando as características ambientais locais, regionais e nacionais;
  • Proporcionar aos discentes a construção de um perfil empreendedor no que diz respeito a serviços, bens e equipamentos culturais;
  • Fomentar a formação de profissionais que valorizem a diversidade cultural como elemento de transformação social, aliado às práticas educacionais e tecnológicas;
  • Reconhecer e valorizar as culturas locais por meio da realização de eventos;
  • Assumir a tecnologia em eventos como uma das estratégias das esferas pública e privada na promoção da melhoria da qualidade da população de Santa Vitória do Palmar – RS.

 

 

Perfil do Egresso

    O profissional egresso do Curso Superior de Tecnologia em Eventos estará apto a exercer atividades de natureza gerencial em instâncias públicas e privadas, relacionadas com os diversos segmentos da área de eventos e da hospitalidade. O Curso visa formar profissionais capazes de demonstrar habilidades para planejar, gerir e operacionalizar as diversas tipologias de eventos, apresentar perspicácia para empreender e inovar, fomentar o desenvolvimento de manifestações artísticas e culturais locais, regionais, nacionais e internacionais, e desenvolver ações voltadas para a assessoria e consultoria na área de eventos.

    Os egressos poderão atuar em empresas especializadas na organização de eventos; empresas ligadas a área do turismo e meios de hospedagem; nas áreas de produção cultural e patrimônio material e imaterial; centros culturais e convenções; organizações que prestam assessoria e/ou consultoria; seguir a carreira acadêmica, dentre outros.

Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação apresentadas na Resolução CNE/CP nº3 de 18 de dezembro de 2002 e no Parecer CNE/CP nº 7, de 19 de maio de 2020, são consideradas competências e habilidades do egresso do Curso Superior de Tecnologia em Eventos:

a) Primar por uma postura ética, responsável, dinâmica, criativa e pelo bom senso no exercício de suas atividades profissionais, reconhecendo a importância do seu papel e sua responsabilidade social;

b) Organizar as informações obtidas e fazer diagnóstico da situação dos clientes ou organizações;

c) Realizar pesquisas e interpretá-las com propósito de fundamentar suas ações profissionais desenvolvidas no setor de eventos e hospitalidade;

d) Desenvolver planejamento, divulgação, produção, gestão e avaliação de eventos de qualquer tipologia, seja em instâncias públicas ou privadas;

e) Exercer funções típicas da área, em suas interfaces e interações com atividades vizinhas no campo do Turismo, Hospitalidade e Lazer, Comunicação, Gestão e ainda com outras áreas sociais, culturais e econômicas com as quais as atividades do setor de Eventos se relacionam;

f) Dominar competências técnicas para criar, orientar e julgar ações voltadas para a área de eventos e hospitalidade;

g) Assimilar de forma crítica conceitos que permitam o entendimento das práticas e teorias referentes a área de eventos e hospitalidade;

h) Identificar e analisar as mudanças econômicas, culturais e sociais em âmbito local, regional, nacional e internacional que influenciam no ambiente mercadológico da área de eventos, turismo e hospitalidade.

 

Estrutura Curricular

    O currículo estabelecido para o Curso Superior de Tecnologia em Eventos segue as diretrizes estabelecidas pela Legislação Federal em vigor. O regime de oferta é anual e de matrícula é semestral. O período de realização do curso é noturno. O curso está dividido em seis semestres e sua carga horária total é de 2055 horas, composta de: 1.665 horas (mil seiscentos e sessenta e cinco horas) de Disciplinas Curriculares Obrigatórios, 60 horas (sessenta horas) de Atividades Complementares de Graduação (ACGs), 120 horas (cento e vinte horas) de Disciplinas Curriculares Optativas e 210 horas (duzentos e dez horas) de atividades curriculares de extensão. Considera-se que o prazo máximo para integralização curricular não deva ser menor que 06 semestres nem maior que 09 (sequência aconselhada mais 50%).

 

 
 
        

 

FURG - Campus Santa Vitória do Palmar

Rua Glicério P. de Carvalho, 81 Bairro Coxilha
Santa Vitória do Palmar, RS
CEP: 96230-000
Tel: (53) 3263-8275